Robinhood vs. IQ Option: tudo o que você precisa saber sobre as brokers

Observe que os CFDs são instrumentos complexos e vêm com um alto risco de perder dinheiro rapidamente devido à alavancagem. Em média, 83% das contas de investidores de varejo perdem dinheiro ao negociar CFDs. Você deve considerar se compreende como funcionam os CFDs e se pode arcar com o alto risco de perder seu dinheiro.

O conteúdo desta página é destinado apenas para fins informativos e educacionais e não deve ser considerado como conselho de investimento ou recomendação de investimento.
Daniel Navas
28 de janeiro de 2021
Infelizmente, nem todas as pessoas conseguem guardar dinheiro depois de pagar as contas no final do mês. Mas aqueles que agem com inteligência acumulam capital e sabem como aplicar suas finanças no lugar ideal. De fato: o dinheiro não é tudo na vida. No entanto, a liberdade financeira dá asas para ter a vida que desejar: conquistando grandes sonhos e vivendo com qualidade e muito mais chances de ter uma trajetória de sucesso, a longo prazo.

Mas é claro que só um broker de qualidade oferece o ambiente ideal para o sucesso desejado. Confira o comparativo completo entre a IQ Option e Robinhood app e compreenda mais sobre as ferramentas de negociação disponíveis para os clientes. Gracas a tais plataformas de negociação, é possível negociar ações e ativos de grandes empresas mundiais, obtendo lucro sem precisar sair de casa.

A boa notícia é que não é preciso ter um dom nato para se tornar expert no mundo das finanças e investimentos. Dedicando tempo para estudar e colocar em prática as estratégias conhecidas, qualquer um pode alcancar o mais alto patamar. E o melhor de tudo: tudo a um clique de distância, diretamente pela internet.

Negociação de ações: o básico para entender sobre o mercado de ações

Nos últimos tempos, o mercado de ações tem ficado cada vez mais acessível para os brasileiros. Não é à toa que muitos day traders vem se dedicando integralmente à compra e venda de ações, obtendo sucesso tanto na plataforma IQ Option quanto na Robinhood. Mas quem está iniciando pode ainda não compreender muito bem como o mercado funciona. Afinal: o que é negociação de ações? E o que é preciso saber antes de iniciar?

Antes de tudo, as ações são uma parte do capital social de determinada empresa. Quando uma companhia decide expandir e erguer fundos, ela negocia frações do seu capital social na Bolsa de Valores. Então, a negociação de ações significa que o investidor vai comprar uma porção daquela empresa – compartilhando os resultados (tanto lucros quanto prejuizos) de determinada organização.

Saiba como funcionam os CFDs de ações

Atualmente, muito se fala sobre CFDs de ações. Neste tipo de negociação, o trader não precisa possuir a ação da companhia em si. Os CFDs de ações (também chamados de contratos por diferença) envolvem o lucro pela diferença entre o preço de entrada e de fechamento em uma posição. Conforme a ação subir ou descer (aumentando ou diminuindo de valor), o trader terá lucro ou prejuízo através da compra ou da venda.

O objetivo é capitalizar por meio das flutuações em curto prazo. Basicamente, é preciso especular o preco das ações, agindo de maneira rápida para não perder as oportunidades. A modalidade de CFDs dá muito mais flexibilidade para quem deseja realizar trading no mercado de ações – mas claro que existem outras maneiras de lucrar dentro desse cenário.

Como ganhar dinheiro com ações?

Todo investidor quer ter lucro com o ativo negociado. Então, vale a pena entender que as ações podem ser lucrativas de diferentes maneiras, além dos CFDs:

  • Pela participação de lucros: que é quando os lucros da companhia são divididos entre os acionistas (ganhando com os dividendos);
  • Através da valorização das ações na Bolsa de Valores: quando isso acontece, o investidor pode vender as ações por preços mais altos, obtendo lucro com a negociação;
  • Ou até mesmo por compra e venda ou aluguel de ações: aproveitando as diferenças de mercado para lucrar em períodos mais altos.
Options trading principles
Mas não é possível sair comprando ações em qualquer lugar. De acordo com regulamentações de órgãos superiores, a compra e venda de ações precisa ser feita através de uma plataforma de negociação (broker) regulamentada e legalizada. É por isso que vale a pena acompanhar na íntegra a revisão Robinhood e IQ Option, analisando funcionalidades e vantagens de cada um dos brokers, para investir com segurança no mercado de ações.

Comparativo entre a aplicação comercial Robinhood IQ Option: histórico das corretoras

Se você ainda não conhece detalhes específicos de cada uma das companhias, não tem problema. Chegou a hora de analisar um pouco mais sobre a história e atuação de ambas as empresas. Vamos lá?
  • Robinhood
    Apesar da corretora Robinhood ter sido lançada no ano de 2013, o grande sucesso só foi atingido em 2017 – quando a empresa atingiu os holofotes lançando o seu website oficial. Ela foi criada por dois fundadores experts no mercado financeiro. Os criadores queriam inovar e democratizar o acesso ao mundo das negociações online. Por isso, a aposta da empresa é permitir que qualquer um tenha a chance de realizar trading.
  • IQ Option
    A história e o sucesso da IQ Option iniciaram em 2013 – a data que a companhia estreou suas atividades no cenário global. Desde então, ela vem se destacando pela incrível qualidade, oferecendo ferramentas e recursos para que todos possam negociar com tranquilidade. Hoje, a interface já conquistou mais de 25 milhões de clientes pelo mundo, com operações incluindo centenas de ativos diferenciados.
  • Robinhood
    Apesar da corretora Robinhood ter sido lançada no ano de 2013, o grande sucesso só foi atingido em 2017 – quando a empresa atingiu os holofotes lançando o seu website oficial. Ela foi criada por dois fundadores experts no mercado financeiro. Os criadores queriam inovar e democratizar o acesso ao mundo das negociações online. Por isso, a aposta da empresa é permitir que qualquer um tenha a chance de realizar trading.
  • IQ Option
    A história e o sucesso da IQ Option iniciaram em 2013 – a data que a companhia estreou suas atividades no cenário global. Desde então, ela vem se destacando pela incrível qualidade, oferecendo ferramentas e recursos para que todos possam negociar com tranquilidade. Hoje, a interface já conquistou mais de 25 milhões de clientes pelo mundo, com operações incluindo centenas de ativos diferenciados.
Só com essa breve introdução sobre o histórico dos brokers, já deu para perceber que estamos falando de duas gigantes do mercado. Mas, ao considerar a revisão do aplicativo Robinhood, é importante esclarecer alguns detalhes que se aplicam ao Brasil. Confira-os no tópico abaixo.

A pergunta que não quer calar: posso usar Robinhood no Brasil?

Sabe-se que a Robinhood é uma excelente empresa para quem está cogitando realizar suas operações online. Mas, por não encontrar muitos detalhes da companhia no mercado brasileiro, muitos se perguntam: 'É Robinhood disponível no Brasil?'.

A resposta para esta pergunta é a seguinte: é claro que você pode se tornar um cliente da Robinhood sendo brasileiro. Mas para isso, é preciso satisfazer alguns requisitos. Sendo que o principal deles inclui a residência legal nos Estados Unidos (EUA). Isso porque não é possível realizar trading de Robin hood Brasil ou qualquer outro país que não seja os EUA.

Os requisitos para abrir uma conta Robinhood trading Brasil incluem:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Apresentar um número de segurança social válido (nos EUA);
  • Ter residência legal nos Estados Unidos;
  • Possuir um visto americano legítimo, ser cidadão americano ou residente permanente do mesmo território.

Passo a passo para se cadastrar na IQ Option:

Qualquer brasileiro maior de 18 anos pode se cadastrar em IQ Option de maneira fácil. Basicamente, é só seguir o passo a passo:

  1. Entre no site da IQ Option e clique no botão 'REGISTRO';
  2. Digite seus dados pessoais (nome, sobrenome, país, e-mail), aceite os termos e crie uma senha;
  3. Agora, é só clicar em 'ABRIR UMA CONTA GRÁTIS';
  4. Em poucos passos, você estará pronto para iniciar com o app na versão de conta gratuita. Ou até mesmo na conta real, se preferir.

Segurança das interfaces

Https secure protocol
Quando um trader procura um site para investir, é claro que é preciso considerar a segurança promovida pelo local. É uma página confiável? A empresa possui licenças e regulamentações para operar? Os dados dos clientes são guardados com segurança?

Por isso, vale a pena citar que tanto IQ Option (uma alternativa Robinhood) quanto a própria corretora são totalmente confiáveis. E são excelentes escolhas para aqueles que estão em busca de um broker eficiente para negociar.

Não é à toa que a Robinhood solicita informações pessoais e dados financeiros e fiscais. Assim, ela garante o cumprimento de leis específicas dos EUA. O objetivo é levar a segurança a sério, promovendo um serviço transparente e de altíssima qualidade para os clientes.

Com o mesmo princípio, a IQ Option se preocupa em colocar a segurança dos seus milhões de clientes em primeiro lugar. Para repassar toda a credibilidade, a companhia requer comprovações de identidade para a retirada de fundos, evitando que fraudes afetem as contas. Além disso, toda a plataforma é protegida com tecnologia de ponta para garantir total proteção de dados e privacidade.

Olhando para o quesito segurança, qualquer que seja a escolha entre IQ Option ou Robinhood trading Brasil, o usuário pode ter o alívio de estar trabalhando com um site confiável.

Tipos de ativos disponíveis

Aqueles que acompanham notícias e insights dentro do universo das finanças e economia já devem ter lido notas ou informes falando sobre a Robinhood. Geralmente, as publicações citam a plataforma relacionada com trading para ações e fundos. Por isso, é comum que as pessoas pensem que a corretora só oferece tais modalidades de investimentos.

Ao falar sobre a revisão do comércio de ações Robinhood, não poderíamos deixar de lado as demais classes de ativos oferecidas pela plataforma.

Então, saiba que além de fundos e ações, a Robinhood permite criar portfólios incluindo opções, ETFs e ouro. O lado positivo é que os ativos podem ser combinados de forma equilibrada, incluindo diferentes modalidades. Assim, fica mais fácil minimizar riscos e conquistar lucros.

Já em IQ Option, o cliente encontra uma imensa variedade de ativos para operar (ainda mais do que na revisão da Robinhood trading). No total, são mais de 300 ativos, incluindo: Ações, Forex, Cripto, Commodities e ETFs – com investimentos mínimos a partir de $1.

Ao falar sobre ativos das duas empresas, é importantíssimo destacar que apenas a IQ Option permite operar com Forex. Porque não existem portfólios com Forex na Robinhood...
Robinhood website homepage
Robinhood – Pagina inicial

Depósito mínimo requerido em cada uma das plataformas

Como a proposta da corretora Robinhood é tornar os investimentos mais acessíveis para todos, não é preciso ter muito capital para começar a negociar.

Na verdade, qualquer quantia em dinheiro é um investimento válido, porque o valor em dólares é convertido em partes de uma ação inteira. Para começar a operar, é necessário realizar um depósito mínimo – de maneira fácil, simples e rápida.

Da mesma maneira, a IQ Option também é reconhecida como um broker com baixo depósito mínimo, porque os ativos já ficam disponíveis com depósitos de apenas $10. Com tais valores reduzidos, não importa a sua experiência prévia no mundo dos investimentos: porque qualquer um consegue ter dinheiro suficiente para começar a lidar com trading.

Conta demonstrativa grátis

Uma grande desvantagem ao analisar as revisões do aplicativo Robinhood é que não existe uma versão demonstrativa gratuita para teste. Isso quer dizer que, ao criar uma conta, o usuário já inicia suas operações investindo capital real. Neste sentido, a IQ Option tem um diferencial incrível porque oferece tal conta prática gratuita.

A grande vantagem? É que os traders podem testar estratégias de negociação antes mesmo de investir dinheiro real. Assim, fica mais fácil minimizar os erros e garantir o sucesso ao longo do tempo. É por esse e outros motivos que a IQ Option é uma das grandes alternativas ao Robinhood para quem vive no Brasil.

A versão demonstrativa IQ Option é totalmente grátis. Portanto, os clientes que se registram não precisam pagar nada para aproveitá-la. A conta prática vem com um saldo virtual de $ 10.000, pronto para ser explorado da maneira que o trader desejar.

De fato: quem acompanha algumas das Robinhood investindo revisões realmente fica decepcionado com a ausência de uma conta grátis. Então, se o aprendizado com testes é importante para você, a IQ Option é uma alternativa ainda mais interessante para se considerar – tendo a oportunidade de experimentar a plataforma e examinar todas as suas funcionalidades.

Logo no próximo tópico, fique de olho nos principais tipos de contas fornecidos pelos brokers.
IQ Option practice account interface
IQ Option – Conta de demonstração

Contas fornecidas para os clientes

Na aplicação comercial Robinhood, os clientes encontram três modalidades de contas disponíveis: Instant, Gold e Cash. Lembre-se que a versão demo não é oferecida pela companhia, o que pode trazer desvantagens.

Quando o usuário cria uma conta na plataforma, ele entra automaticamente na categoria 'Instant'. Mas, conforme atinge outro patamar de negociação, o cliente pode expandir sua atuação através de contas especiais.

Os três tipos de contas oferecidos na corretora Robinhood são:

  • Instant: aquela modalidade instantânea que é aberta assim que o usuário conclui o cadastro;
  • Gold: que dá mais poder de compra e vantagens;
  • E a versão Cash, que soma benefícios para fazer negociações sem comissões durante horários pré-determinados, dentre outros pontos positivos.

Ao olhar a revisão Robinhood Gold, o usuário garante acesso a recursos premium. Dentre eles, se destacam benefícios para transferências instantâneas e melhores margens para negociação. E quando muda para a versão Cash, os benefícios só vão aumentado – chamando a atenção para a ausência de comissões em determinados horários.

Em IQ Option, os clientes também encontram uma diversidade de contas para operar conforme suas reais necessidades. Além da incrível conta demo, existem mais dois formatos para negociar, cada qual com suas vantagens.
Robinhood mobile app
Robinhood – Aplicativo

A plataforma IQ Option inclui três versões de contas para traders:

  • Versão demonstrativa para testar habilidades e estratégias de negociação (totalmente grátis);
  • Conta IQ Option para colocar os aprendizados em prática e investir com dinheiro real;
  • E a conta VIP IQ Option: para aqueles que são VIPs e querem desbravar ainda mais oportunidades nos investimentos – incluindo acesso a um gerente pessoal exclusivo, torneios diferenciados e ganhos e taxas ainda mais viáveis.

Centro educativo e de treinamentos

Knowledge base for beginners
Independente de qual seja a área da vida, a educação é muito importante. E com economia e investimentos, não poderia ser diferente. É por conta desse detalhe que grandes brokers focam em educação para o mundo do trading – criando conteúdos e treinamentos de qualidade.

Assim que entra no site da Robinhood, o cliente pode ir até a aba 'Learn'. Lá, ele encontra 3 categorias principais para ajudar no aprendizado: o básico sobre investimentos, biblioteca de assuntos relacionados e boletins informativos (em forma de podcast) para acompanhar as notícias diárias. Tudo isso ajuda a construir uma base sólida para operar, tendo mais sucesso a longo prazo.

Não ficando para trás, a IQ Option fez questão de lançar um centro de aprendizagem completo para traders. Os materiais educativos são os mais completos possíveis, incluindo: artigos, tutoriais em vídeo, dicas sobre como operar, históricos atualizados, lições multiníveis e muito mais.

Sem contar que, na IQ Option, existe um feed de notícias inteligentes que ajuda a tomar decisões com maior índice de efetividade. Também há a interação entre diferentes membros, com um senso de comunidade que facilita a troca de experiências e o sucesso como um todo.

O veredito final: quem vence a disputa entre IQ Option ou Robinhood?

Apesar de ter o lema de 'investir é para todos', infelizmente a corretora Robinhood não permite que as negociações sejam feitas fora do território dos EUA. Então, brasileiros sem residência no território americano (EUA) não podem abrir uma conta para operar e desfrutar das funcionalidades oferecidas pelo broker.

Por sorte, a Robinhood pode ser substituída pela IQ Option: um broker confiável e funcional que atua em mais de 187 países em todo o globo. A interface trás inúmeras vantagens, incluindo análise multigráfica, +300 ativos e a oportunidade de customizar a plataforma da maneira que for mais conveniente.

Depois de conferir a revisão de estoque Robinhood IQ Option, sabendo que a primeira não é uma opção viável para não-residentes dos EUA, vale a pena experimentar a versão demonstrativa gratuita da conta IQ Option para ver se ela se encaixa dentro de todas as suas necessidades.
IQ Option cross-platform trading app
IQ Option – Página inicial

Robinhood oferece serviços apenas para residentes dos EUA.
A opção IQ é legal em 187 países (incluindo o Brasil).