Comprar ações

Observe que o conteúdo desta página se destina apenas a fins informativos e educacionais e não deve ser considerado um conselho ou recomendação de investimento.
16 de julho de 2021
introdução
A forma de aquisição de ações mudou radicalmente em todo o mundo. Esta mudança também afetou o Brasil, onde ferramentas modernas e meios digitais tornam a tarefa muito mais acessível e lucrativa.

O investimento em ações pode ser uma grande ajuda no combate ao impacto da inflação nas finanças pessoais. Também ajuda a aumentar o valor do dinheiro que você economiza, tornando-o um excelente investimento.

Hoje, é até possível começar com quantias muito pequenas de dinheiro. Tudo depende da informação e do treinamento que você pode obter gratuitamente na Internet hoje. O mercado de ações está esperando por qualquer um que esteja pronto para iniciar uma nova experiência.

O que é uma ação da empresa?

As ações são partes iguais do capital social de uma empresa. Eles foram divididos e colocados à disposição dos investidores que desejam comprá-los, chamados acionistas. Estes são sócios que também são proprietários em proporção à porcentagem de ações que compraram na empresa.

Uma recompra de ações é possível quando uma empresa privada ou mesmo uma empresa pública em crescimento decide dividir seu capital em várias ações e oferecê-las para venda na bolsa de valores. Isto é geralmente feito para financiar sua expansão e para poder realizar projetos produtivos com os quais se pode obter uma maior taxa de retorno.

Este aumento de capital também é chamado capitalização. E para poder colocar essas partes de sua empresa no mercado, você precisa passar pela aprovação apropriada da listagem de suas ações, que verifica, entre outras coisas, sua solvência e seu volume comercial.

Geralmente, apenas menos de 51% das ações são oferecidas para venda, de modo a manter o controle da empresa. O restante pode ser comprado por acionistas que podem:
Obter benefícios econômicos.
Participar da tomada de decisões da empresa.
Em ambos os casos, isto é proporcional ao número de ações do capital subscrito.

Primeiramente, o acionista pode receber uma parte dos lucros da empresa, chamada dividendos, se houver. Eles também podem ganhar dinheiro vendendo as ações da empresa quando estão subindo. Ou seja, eles mantêm a diferença entre o preço de compra e o preço de venda.
Por outro lado, quando uma determinada porcentagem é excedida, os investidores podem participar de reuniões de certas empresas onde são tomadas decisões importantes.

O que é um preço por ação?

O valor inicial das ações de uma empresa depende da quantidade de capital e do número de ações disponíveis para os potenciais compradores.
Suponha que uma empresa, avaliada em $20.000.000, ofereça 100.000 ações para venda. O valor nominal de cada ação é o resultado da divisão do capital pelo número de ações. Neste caso, cada ação vale $20.
Mas este preço não permanece constante. Ela pode subir ou descer de acordo com as leis da oferta e da demanda. Isto significa que quando há confiança na situação financeira de uma empresa, o número de ações adquiridas aumenta, o que aumenta seu valor.

Por outro lado, se houver incerteza sobre o potencial de lucros de uma empresa, isso pode levar à venda dessas ações, o que resultará em uma queda em seu preço.

Todos esses fatores dependem da situação do mercado e das leis e legislação de cada país criado para regular a economia e o comércio em geral.

Categorias de empresas e ações

As empresas são responsáveis pelo funcionamento mais básico da economia. Eles podem começar como microempresas, com poucos funcionários e poucos recursos. Mas com uma boa gerenciamento, eles podem conseguir muito mais.

Eles podem crescer através da fase de pequenas empresas, tornar-se empresas de médio porte e finalmente se transformar em grandes corporações.

Quando essas enormes empresas acumulam abundantes de capital e o colocam à venda no mercado financeiro, há ações que oferecem uma variedade de benefícios.
Existem diferentes classes de ações, classificadas de acordo com fatores como rendimento de dividendos, nível de risco, ou compromisso político, ou direitos para a empresa. Alguns dos produtos mais comercializados estão listados abaixo.

Ações ordinárias ou atuais

Estas são as próprias ações, conforme descrito acima. Elas são emitidas a partir do capital social da empresa, o que permite que diferentes pessoas se tornem acionistas ou sócios da empresa.

Neste caso, eles podem receber parte dos dividendos recebidos. Mas acima de tudo, a partir de uma certa porcentagem e dependendo das políticas internas de cada empresa, eles podem participar da assembleia-geral anual de acionistas.
Nestas reuniões, é decidido por votação se os lucros do período em questão devem ser distribuídos ou reinvestidos no capital da empresa.

Ações preferenciais

Neste caso, o titular de ações preferenciais tem uma vantagem sobre os titulares de ações ordinárias. Eles devem primeiro receber os lucros obtidos pela empresa.

Curiosamente, eles não têm direito a voto nas assembleias de acionistas. Mas eles têm o primeiro acesso ao dinheiro gerado pela liquidação dos ativos da empresa em caso de falência.

Ações registradas

Este é o caso da maioria das ações que são emitidas especificamente em nome do comprador ou acionista.

Ações ao portador

Estas são ações que não estão registradas em nome de nenhum proprietário. Qualquer pessoa que possua essas ações pode se beneficiar delas.

Outras ações

Ouro
Títulos
Ações
Reembolsável
Conversível
Cumulativo
Não-cumulativo
Particular
Redimível
Sindicato
Institucional
Minoritários
Broker recomendado para negociação:

Como comprar ações na bolsa de valores?

Para comprar ações, você precisa utilizar os serviços de um broker. Trata-se de um agente ou empresa, devidamente autorizado e supervisionado, que compra e vende estes investimentos de modo a obter o maior lucro possível.

No mercado tradicional, os brokers negociam em opções financeiras, títulos, títulos domésticos, títulos negociáveis, títulos ou Cedear. Muitos deles são comercializados em Nova York a partir de Buenos Aires.

É preciso muito dinheiro para comprar essas ações. E a capacidade de obter lucro depende da experiência de cada trader no mercado de ações.

No entanto, os mercados de câmbio, como Forex, Opções Binárias ou Criptomoeda, oferecem uma grande oportunidade. Essas são transações nas quais você pode participar com um capital mínimo.
A vantagem é que eles são facilmente acessíveis online. Estes são 'websites' de grandes brokers, que também oferecem as vantagens que a tecnologia oferece hoje em dia.

Plataforma de compra de ações online

Os benefícios oferecidos pelas plataformas de compra de ações incluem comissões realmente baixas, educação financeira moderna e ferramentas de atualização, e a oportunidade de praticar pela primeira vez em uma conta demo.

Isto é especialmente conveniente para aqueles que são novos no comércio. Você pode começar com pequenas quantidades, aprendendo de acordo com suas necessidades pessoais.
As ferramentas disponíveis em cada plataforma são uma grande ajuda na compra de ações e no acompanhamento de seu preço em tempo real.
Cada empresa oferece um 'website' relevante, 'software' a ser acessado de um computador pessoal ou uma aplicação disponível a partir de dispositivos móveis, como 'smartphones' ou 'tablets'.

A partir dessas ferramentas, cada investidor pode escolher a maneira de comprar ações que se adapte a seus objetivos.

É importante aproveitar a oportunidade oferecida por uma conta demo antes de fazer uma compra real. Além de utilizar dinheiro virtual e testar o desempenho dos negócios, é uma opção ideal para se familiarizar com a plataforma e com todas as vantagens que ela tem a oferecer.

É igualmente importante estabelecer metas realistas que se adaptem ao seu estilo comercial.

No início, você pode optar por negócios com lucros menores, que têm um baixo risco em relação ao dinheiro investido.

À medida que você ganha experiência, você pode optar por negócios de risco médio ou agressivos, onde você pode alcançar taxas de retorno mais altas.
É importante que cada comerciante dedique tempo para estudar as melhores movimentações do mercado de ações para o comércio em que escolher participar.

Como começo a comprar ações?

É muito importante aprender sobre a plataforma comercial antes de iniciar o processo de registro. Para isso, leia os termos de serviço e descubra o que eles oferecem aos novos comerciantes.

Também é essencial estudar a seção tutorial que explica cada detalhe do processo de registro, descreve claramente suas características e indica os métodos de pagamento disponíveis para o país do qual você deseja negociar.

Deve dar uma ideia clara das opções de investimento disponíveis e dos benefícios que elas oferecem. Também deve ter uma seção de apoio ao usuário onde suas perguntas sejam respondidas imediata e eficientemente.

Como faço para me registrar?

O processo de registro começa com a digitação de seu endereço de e-mail pessoal e senha. Você também precisará marcar a caixa onde você concorda com os termos e condições e com a política de privacidade, depois de lê-los.

Em seguida, você precisará digitar seu endereço de e-mail para responder à notificação que confirma o uso de sua conta. Em seguida, você deve continuar com os dados pessoais solicitados pelo site.

Como abro uma conta demo?

Para abrir uma conta demo na plataforma de investimento, você pode começar clicando na seção indicada para esta ação. Entretanto, mesmo se você for diretamente à seção de registro, geralmente lhe será oferecida uma conta de demonstração para começar.
É aconselhável ter calma, escolher esta opção e instalar primeiro o aplicativo, o que lhe permitirá praticar.

Como abro uma conta ativa?

Para abrir uma conta real, você pode escolher a opção que converte sua conta demo em uma conta real. A única exigência é geralmente carregar fundos de um meio aceitável. Geralmente é possível fazer isto por cartão de crédito, cartão de débito, transferência bancária ou outros métodos de transferência de dinheiro online (Skrill, Paypal, Payoneer ou Pago Fácil).

Como posso fazer um depósito?

O usuário pode fazer um depósito em sua conta usando os mesmos métodos autorizados na etapa anterior. O usuário deve escolher um cartão de crédito ou o meio escolhido e preencher o campo com o valor na moeda correspondente.

Montante mínimo de depósito

Muitas plataformas geralmente exigem valores na faixa de $1000 ou Euros. Entretanto, agora é possível fazer transações com valores menores, tais como $10 ou $20. Cada usuário escolhe o valor que está disposto a investir.

Como faço para retirar dinheiro?

Para retirar o dinheiro, você deve solicitar e escolher como deseja receber os fundos. Deve ser um dos fundos aceitos pela empresa, o que pode incluir transferência para outras contas de pagamento ou mesmo transferência para uma conta bancária.

É seguro comprar ações na bolsa de valores?

As melhores plataformas consideram opções para ajudar os comerciantes a se envolverem em negociações sem um saldo negativo. Eles geralmente não permitem alavancagem sobre as ações. Os mais confiáveis têm uma constituição legal muito forte sendo responsáveis perante organismos internacionais.
Isto é importante porque é como eles geram um alto nível de confiança, vital para sua operação contínua.
Por outro lado, cada usuário precisa estar atento aos movimentos do mercado para tomar as melhores decisões antes de comprar ações. Isto aumentará suas oportunidades de obter um retorno sobre o investimento.

É seguro comprar ações no mercado de ações online?

Como com os milhões de sites online que operam 24 horas, a segurança é crucial. As plataformas mais antigas têm a melhor criptografia para proteger os dados pessoais de seus usuários.

Entretanto, nunca faz mal contatar o serviço de atendimento ao cliente de um site e perguntar qual o nível de segurança que eles usam para proteger os dados de seus clientes.

Minha compra de ações está protegida?

Esta é outra vantagem oferecida pelas plataformas de compra de ações online. Eles têm opções para proteger seus clientes de perder dinheiro rapidamente. Eles oferecem uma cobertura para evitar que as negociações terminem com um saldo negativo. Este é outro serviço importante, assim como a proteção da privacidade especificada no serviço.

Como comprar ações com segurança no mercado de ações?

Para obter os melhores resultados, é sempre crucial não fazer transações precipitadas. É importante controlar suas emoções e a tentação de ganhar dinheiro, em vez de agir por um chamado "instinto", que não existe. Os melhores comerciantes descobrem quais os negócios que têm melhores oportunidades de crescimento e só então fazem seus investimentos.

SOBRE O AUTOR

Alice Maria Da Cunha
Day trader online, pesquisador e analista. Alice pode explicar facilmente questões financeiras complexas.
Assine a nossa newsletter
Ao clicar no botão "Inscrever-se", você concorda com nossa Política de Privacidade

Os melhores brokers de Forex do Brasil 2021

MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$10
Sim
Não
Não
2014
WEBSITE

Avaliação IQ Option :

PARA PRINCIPIANTES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
LUCRO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$50
Até 98%
Não
2017
WEBSITE

Avaliação Pocket Option :

GRANDES CONDIÇÕES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
LUCRO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$5
Sim
Até 100%
Não
2000
WEBSITE

Avaliação Binary com :

PARA EXPERIENTES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$100
Sim
MT4, MT5
Sim
2001
WEBSITE

Avaliação Admiral Markets :

PARA PROFISSIONAIS
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$100
Sim
MT4, MT5
Não
2006
WEBSITE

Avaliação FxPro :

PARA PROFISSIONAIS

FAQ

Onde comprar ações da empresa?
Você pode comprar ações online através de um broker licenciado.
O que é uma bolsa de valores e por que comprar ações?
Uma bolsa de valores é um local onde brokers autorizados compram e vendem ações de empresas, recebendo ordens de brokers que utilizam seus serviços. Outros valores também são negociados, como o valor do ouro, petróleo, títulos, ações e outros títulos. As plataformas de negociação lidam em particular com forex, opções binárias e criptomoedas.
Como posso ganhar dinheiro com ações?
Você pode ganhar dinheiro usando os serviços de um broker licenciado, negociando em uma bolsa ou através de uma plataforma de investimento virtual. Você precisa saber como investir em ações. Para fazer isso, você precisa estar ciente que está acontecendo nos mercados para conhecer as melhores oportunidades.
Como comprar ações de uma empresa?
A compra de ações é feita por um mandado. Este é um pedido recebido por um broker que comprará ações da empresa escolhida por um determinado valor. A remuneração por seus serviços é uma porcentagem da transação. Estas transações podem ser realizadas hoje em dia utilizando ferramentas como aplicações 'desktop' ou móveis.
O que é preciso para comprar ações?
Para comprar ações, você precisa utilizar os serviços de um broker licenciado. Este broker compra e vende ações de acordo com as ordens do comerciante contratado.
Quando é o melhor momento para comprar ações?
O melhor momento para comprar uma ação é geralmente quando seu valor atingiu o auge. Isto significa que o desempenho da empresa atingiu seu auge e, a demanda por suas ações aumentou. Mas este deve ser um movimento consciente, e você deve consultar seu broker que sabe como interpretar os movimentos do mercado.
Como você sabe se um estoque é caro ou barato?
O valor de uma ação é caro quando ela sobe acima do preço de mercado. Isto pode ser devido ao excelente desempenho da empresa. Por outro lado, se estiver abaixo da avaliação do mercado, é barato.
O que é um estoque de "blue chip"?
Blue Chip vem da palavra inglesa que significa "blue chip", referindo-se às fichas mais caras do jogo. Este é o nome dado aos estoques de alta qualidade que são lucrativos e têm um bom histórico no mercado.
O que você recebe quando compra uma ação?
Você tem a possibilidade de receber dividendos da empresa, o direito de fazer parte de seu conselho de administração (se você tiver uma alta porcentagem de ações) ou a oportunidade de ganhar a diferença que é feita quando você a vende na bolsa de valores.
Como posso comprar ações no Brasil?
No Brasil, você pode comprar ações através de brokers licenciados pela Comissão Nacional de Valores Mobiliários. Você também pode acessar as plataformas comerciais que estão disponíveis e que lhe oferecem a oportunidade de aumentar suas economias pessoais.
Onde posso comprar e vender ações no Brasil?
Você pode comprar e vender ações nas bolsas de valores, através de um broker. Você também pode contratar online com um broker virtual, cujas comissões são baixas e que não exige grandes somas de dinheiro para participar de operações de investimento.