Investimento online no Brasil

Observe que o conteúdo desta página se destina apenas a fins informativos e educacionais e não deve ser considerado um conselho ou recomendação de investimento.
27 de julho de 2021
introdução
Não há dúvida de que as alternativas de investimento no Brasil mudaram na última década, com os modelos tradicionais de longo prazo (baixo risco e baixo retorno) sendo substituídos por opções mais atraentes. Em outras palavras, as pessoas estão escolhendo novos canais de investimento que oferecem altas oportunidades de lucro a curto prazo (apesar de um alto nível de risco). Elementos como: acesso à Internet, tecnologia desenvolvida no setor financeiro e serviços responsivos estão agora impulsionando o investimento online no Brasil.

O que é investimento online?

O investimento é definido como a ação de adiar o uso do dinheiro (capital), deixando-o na posse de um terceiro que oferece a possibilidade de obter lucro. Neste sentido, o investimento online realiza a mesma tarefa, mas é realizado por serviços inovadores que utilizam tecnologia para facilitar o acesso, melhorar a experiência e oferecer novas opções de retorno.

Hoje, estamos unidos pela Internet, você pode investir no mercado de ações online sem ter muito capital (poupança ou dinheiro de bolso). De fato, você pode começar sem grandes conhecimentos financeiros, algumas empresas oferecem treinamento gratuito (tutoriais e documentação técnica) entre seus serviços online. Estes são termos que não existiam antes, os investidores representavam o setor com muito capital (suficiente para suportar altas taxas de transação, encargos e impostos).

Há três coisas a considerar antes de investir na Internet:
1
O nível de risco que você está disposto a tolerar, isto é inteiramente subjetivo e pode depender do plano desenvolvido pelo investidor. Também está relacionado com seus objetivos de retorno esperados, por exemplo, se você estiver investindo em um ativo de alta flutuação, você pode esperar um alto retorno, mas você também está assumindo um alto risco.
2
O horizonte de tempo de investimento, na modalidade tradicional, negócios com um horizonte de tempo longo (longo prazo) oferecem melhores retornos do que negócios de curto prazo. Entretanto, no comércio online, é possível obter altos retornos com negócios que duram apenas alguns segundos.
3
A plataforma de negociação, ou seja, o ambiente em que ocorre a negociação online. Cada empresa estabelece os requisitos mínimos para utilizar o serviço (depósito e investimento mínimos, rentabilidade, número de instrumentos financeiros, categorias de contas, etc.).

Como investir online?

Além do processo ou etapas envolvidas na realização de um investimento online, é uma atividade que requer conhecimento, perseverança e determinação.

Em outras palavras, qualquer pessoa pode entender como investir dinheiro online, mas será necessário ter habilidades e experiência suficientes para alcançar os resultados desejados. Por outro lado, é necessário apoio (ou assistência técnica) durante o processo de aprendizagem, o que pode ser crucial e nem todas as plataformas de investimento oferecem tal serviço.

Ao escolher um operador (uma empresa que fornece um serviço de comércio on-line), você pode usar todas as ferramentas, informações e instruções disponíveis para obter o conhecimento necessário. Este é um passo que pode ser crucial se você realmente quiser ter sucesso. Abaixo estão os elementos que o ajudarão:
  • Prática
    A fase de aprendizagem é crucial para o desenvolvimento de suas habilidades. Ele não só lhe permite aprender os conceitos básicos de "investimento online", mas também lhe dá a oportunidade de desenvolver uma estratégia com um estilo pessoal. Subestimar é um erro caro neste setor, especialmente quando você confunde 'acesso fácil' com 'sucesso fácil', então aproveite ao máximo a fase de aprendizagem e conheça o negócio.
  • Pesquisa
    Se você já fez a si mesmo a pergunta Como investir dinheiro online?'' A educação é o primeiro passo. Como diz o famoso ditado "conhecimento é poder", quanto mais você aprender e entender como funcionam as finanças e os investimentos online, mais controle você terá sobre suas ações e resultados online. Alguns comerciantes fornecem informações atualizadas sobre cada ativo financeiro (relatório de preços ou histórico, fatores que influenciam seu preço, condições comerciais, 'spread', etc.), você poderá conhecer e compreender as flutuações de preços (um aspecto essencial da negociação).
Broker recomendado para negociação:

Plataforma de investimento online

O desenvolvimento de aplicações informáticas desempenha um papel importante no setor financeiro, permitindo o surgimento de um "novo mercado" onde as transações são 100% online. Eles mudaram o conceito de "como ganhar dinheiro online" através da inovação, registrando milhões de usuários em todo o mundo.

Não somente os instrumentos tradicionais (ações, títulos, fundos, entre outros) agora são negociados, mas você pode investir no mercado de ações online e até mesmo lucrar com os movimentos de preços (sem ter que comprar o ativo).

Em outras palavras, você pode ter lucro se puder prever a direção desses movimentos (para cima ou para baixo) a qualquer momento.
Além disso, é apenas uma das muitas opções se você quiser investir online e ganhar dinheiro, é um setor muito competitivo e as alternativas comerciais estão sendo constantemente atualizadas.

O que é uma plataforma de investimento online?

É um ambiente virtual que tem uma 'interface' de usuário ('software' ou programa de computador) com diferentes versões associadas a ele. Em outras palavras, cada empresa desenvolve uma aplicação que permite investir na Internet a partir de: uma página 'web' (versão 'web'), um 'software' instalado em um computador (versão 'desktop') ou um dispositivo móvel (aplicativo).

São chamadas plataformas porque facilitam o acesso a partir de qualquer dispositivo (compartilham um ambiente comum - a Internet), pois o usuário pode realizar as mesmas operações a partir de qualquer versão. Eles são uma opção confiável se você quiser saber como investir com segurança online.

Por exemplo: o usuário entra na versão 'web' a partir de seu computador pessoal e faz um depósito, depois acessa sua conta a partir do aplicativo móvel (usando seu telefone) e realiza todas as operações de investimento em que está interessado. Durante o processo, eles podem observar a atividade no site (a partir de outro computador).

Além disso, eles são projetados para se adaptar às características de cada usuário (iniciante ou profissional), geralmente os melhores serviços oferecem diferentes opções de investimento para cobrir todas as expectativas (isto também permite que você divida sua carteira para melhorar a relação risco/retorno). Você conseguirá determinar o operador de acordo com seus objetivos:
  • Agressivo (retorno máximo)
    Requer uma estratégia agressiva utilizando ativos implicando em retornos mais altos, mas aceitando um nível máximo de incerteza (foco em risco e recompensa).
  • Equilibrado
    Atinge um "trade-off" ou equilíbrio entre risco para o capital e retorno médio (aceitável).
  • Moderado
    Motivado pelo menor risco possível (apesar dos baixos retornos), com foco em ativos de baixo risco.

Como começo a investir?

Antes de tudo, é importante entender que as empresas prestam esses serviços a pessoas que estão dispostas a investir um pouco de dinheiro online ou, inversamente, a profissional com conhecimentos específicos para investir em seu ambiente digital. Embora alguns procedimentos possam ser semelhantes, os termos e condições são muito diferentes para cada plataforma. De fato, eles podem ser destinados a pessoas sem experiência na área financeira (que desejam progredir) e com uma grande quantidade de capital (que desejam investir no mercado de ações online, por exemplo).

Neste sentido, é importante estar atento a certas características de modo a escolher o melhor serviço:
Simplicidade do procedimento de registro.
A facilidade de uso (funções intuitivas e simples) no projeto do 'software' é muito valiosa na fase de aprendizagem.
Deve oferecer uma extensa seção tutorial (por exemplo, "como investir no mercado de ações online", incluindo o uso de funções básicas, estratégias gerais, etc.), bem como informações adicionais (para investidores inexperientes).
Aceitar métodos de pagamento que facilitem a gerenciamento de fundos (tanto para depósitos como para saques da aplicação).
Oferecer uma variedade de opções e ativos comerciais, o que é essencial para responder à pergunta: o que investir na Internet?
Um bom nível de capitalização para proporcionar maior certeza.

Como se cadastrar?

Este é um pré-requisito para qualquer site de negociação e, em geral, o negócio exige dados pessoais básicos para se cadastrar. No entanto, alguns podem solicitar informações mais detalhadas (localização, número de telefone, nome e sobrenome, etc.).

Aqui estão as etapas para um processo de registro rápido e fácil:
1
Faça 'login' no site e selecione o botão "Registrar". Preencha o formulário de inscrição com seu endereço de e-mail. Você também deve inserir sua senha para acessar o site.
2
Receberá um email para confirmação do seu endereço de email, deverá clicar no link para confirmar e concluir o seu registo (receberá imediatamente uma notificação de boas-vindas).
3
Comece a negociar, alguns serviços oferecem vários categorias de contas e até com plataformas diferentes (você pode escolher a mais confortável conforme o seu perfil). Eles geralmente permitem que você baixe o 'software' para o seu telefone celular e computador.
4
Verifique sua conta, esta é uma das etapas mais importantes para que seu investimento corra bem. Você precisará verificar sua identidade e endereço residencial usando um procedimento rápido e fácil.

Como abrir uma conta demo?

O acesso a uma conta demo é totalmente gratuito, basta se cadastrar e você pode começar a treinar usando o fundo virtual. Depois de baixar o 'software' para o seu dispositivo, você precisa fazer o 'login' (digite seu nome de usuário e senha) e agora você pode se familiarizar com a 'interface' e todas as funções de negociação.

Uma conta demo faz parte da curva de aprendizagem e irá permitir-lhe aprender a investir no mercado online (seguramente um dos mercados mais populares no Brasil).
Os melhores aplicativos oferecem um sistema de ajuda para cada função (basta mover o mouse sobre cada item para descobrir o que ele faz). Os tutoriais também fornecem informações introdutórias precisas, dependendo das informações que você deseja aprender.

Como abro uma conta ativa?

Uma conta ativa é aberta por padrão quando você se inscreve (como na versão prática). Na verdade, você pode mudar sua conta (real ou demo) de acordo com suas necessidades (alguns comerciantes atacantes introduzem novas táticas comerciais, geralmente analisam os resultados e decidem usá-los com algumas modificações em uma conta real).

É importante que você verifique as categorias de contas que pode utilizar porque, como mencionado acima, os comerciantes podem oferecer diferentes alternativas dependendo da experiência do usuário (profissional, atacante ou iniciante) e das condições comerciais.

Como posso fazer um depósito?

Você poderá depositar sua conta utilizando os métodos de pagamento aprovados (cartões, transferências bancárias, entre outros), neste sentido você poderá escolher a opção mais conveniente (verifique a comissão para cada transação e o tempo de execução). Uma vez escolhido o método, você deve inserir o valor e a moeda (que deve corresponder ao (categoria) de moeda de sua conta).

Montante mínimo de depósito

Todos os sites de negociação online estabelecem um valor mínimo para iniciar a negociação, que pode variar dependendo dos termos de serviço, da conta ou do perfil do usuário (o valor mínimo de depósito pode ser de até US $1000 na versão profissional). No entanto, alguns sites são mais acessíveis e permitem depósitos mínimos a partir de US $10.

Como faço para retirar dinheiro?

Os saques são feitos pelos mesmos métodos aceitos pela empresa, alguns podem exigir que você solicite um saque usando o mesmo método de pagamento usado para financiar sua conta. Portanto, você deve se familiarizar com estes termos e condições, assim como com quaisquer comissões e/ou taxas que possam ser aplicadas (incluindo o período de retirada).

No que diz respeito ao procedimento, ele é muito semelhante ao de um depósito (exceto o pedido de saque, que você deve seguir). Uma vez apresentado o pedido, você só precisará escolher um método de pagamento e o valor a ser retirado de sua conta para iniciar o processo.
Broker recomendado para negociação:

Em que investir?

Se você está se perguntando em que investir online, a resposta está mais próxima do que você pensa. Ao registrar-se em um site de comércio online, você pode escolher entre uma ampla gama de instrumentos financeiros e opções para investir. Mas lembre-se que somente a experiência (prática a longo prazo), o conhecimento e a habilidade lhe permitirão escolher o que investir online para obter a melhor relação risco/retorno para sua estratégia.

Como investir no mercado de ações online?

Agora você pode investir no mercado de ações online. Estes serviços comerciais permitem que você tire proveito das flutuações de preços dos ativos listados (em todo o mundo). Existem sites onde você pode comprar uma parte de um ativo (ações, títulos, etc.) e mantê-lo por um longo período (semanas ou meses) na esperança de obter um dividendo quando você o vender, enquanto em outros sites você não precisa comprá-lo, mas simplesmente prever a possível direção do valor futuro (tendência) em um período mais curto (horas, minutos).

Como investir em índices?

Os índices são uma categoria de investimento online no Brasil, são os chamados instrumentos "derivados", pois são o resultado do cálculo (média) do valor das ações (empresas globalmente reconhecidas). Eles são negociados através de Contratos por Diferença (CFDs) e fazem previsões sobre o comportamento dos preços na bolsa online (se eles vão subir ou descer).

Como investir em ações?

Dependendo do serviço com o qual você está registrado, você pode investir online em ações das maiores empresas do mundo. Seja pela posse do bem (você pode obter um retorno sobre a venda se a diferença de valor estiver a seu favor) ou pela previsão de mudanças em seu preço.

Como investir no mercado?

Este é um dos maiores mercados (medido pelo volume comercial). Para negociar forex online, você precisará verificar e escolher entre os pares disponíveis (o número varia em cada plataforma). Entretanto, há uma lista de "pares principais" que oferecem os melhores dividendos (oportunidades surgem em outros pares de moedas de menor preço), abre uma posição baseada em sua pesquisa (compre se você acha que o preço vai subir, ou venda se você acha que vai descer), a negociação será bem sucedida se você estiver certo sobre a direção que o preço está indo.

Como investir no mercado de divisas?

Você poderá aproveitar as opções disponíveis (as condições podem variar de acordo com o site onde você está registrado):
  • Multiplicador
    Permite aumentar o volume ou o tamanho de seu comércio, mantendo a margem definida (a alavancagem máxima pode ser de até 1:1000).
  • Auto-fechamento
    Permite "personalizar" o fechamento de um negócio de acordo com seu plano de investimento.

Como investir em dólares?

Você pode investir na moeda americana comprando-a, a forma tradicional de compensar a inflação anual. Você pode ser capaz de "economizar", mas isso geralmente não oferece um retorno significativo a curto prazo.

Como investir em criptomoedas?

Eles são, sem dúvida, um dos ativos mais voláteis no mundo dos investimentos online. Tal como acontece com outros ativos, você pode negociar criptomoedas para tentar lucrar com a diferença de valor (entre comprar e vender). Você também pode especular sobre as variações e tentar adivinhar as possíveis direções em um curto período. Você só precisa escolher em uma lista de criptomoedas, especificar o valor a investir (você pode usar um multiplicador) e definir uma das opções (para cima ou para baixo).

Como investir em bitcoin?

Dependendo do serviço escolhido, você pode investir em bitcoin comprando-o e vendendo-o (é uma das moedas digitais mais aceitas e comercializadas), ou você pode comercializá-lo e lucrar com as flutuações.

Como investir no Ethereum?

Está na lista dos "mais negociados", portanto, se você tiver economias, pode investi-las no Ethereum e esperar bons resultados, dependendo de sua estratégia. Como a bitcoin, você pode trocá-la (dependendo de seu valor atual) e ter lucro.

Cómo invertir en Ripple?

Também faz parte do "top 10" da lista das criptomoedas mais negociadas do mundo. No entanto, você pode escolher seu modo de investimento dependendo do serviço que usa e de seus objetivos (negociação ou negociação online).

Investindo em commodities?

Estes são ativos que permitem "completar" sua carteira de investimentos sendo classificados da seguinte forma: metais (preciosos e industriais), produtos energéticos e produtos agrícolas. Estes são normalmente investidos através de uma variedade de opções como CFDs, futuros e outras.

Como investir em metais?

Ele pode trabalhar nos metais que o comerciante precisa investir, os mais comuns ouro, platina, prata e paládio para seu nível de comercialização no mercado.

Como investir em ouro?

Tudo que você precisa fazer é escolher este ativo da lista e o categoria de opção oferecida pela plataforma. Você precisará verificar as condições de comercialização do ouro ('spread', multiplicador disponível e variação percentual atual) antes de iniciar sua atividade.

Como investir em prata?

Assim como o ouro, a prata também tem um nível significativo de comércio online. Embora não ofereça flutuações de preço significativas, oferece a possibilidade de um retorno aceitável com baixo risco.

Como investir em petróleo?

Este é um produto energético e os preços têm flutuado significativamente nos últimos anos. Se você estudar ou analisar os fatores que podem afetar estas mudanças, você poderá identificar "oportunidades".
Broker recomendado para negociação:

Como investir em ativos?

Também conhecidos como instrumentos financeiros, que você pode possuir (o direito de ganhar um retorno com base em seu desempenho). Além disso, os lucros podem ser obtidos pela previsão de flutuações de valor.

Como investir em CFDs?

Os CFDs permitem investir em diferentes categorias de ativos, basta escolher o instrumento, o valor a investir e aproveitar as opções oferecidas pelo operador (fechamento automático ou multiplicador). Nesta opção, você não compra o bem, a transação é feita com base em um contrato por diferença.

Como investir em ETFs?

Os fundos negociados em bolsa oferecem uma ampla gama de opções e podem ser negociados da mesma forma que as ações. Também é possível investir neles através de CFDs.

Como investir em opções?

Você pode negociar dois categorias de opções: opções binárias e opções digitais. Nas opções binárias, você tenta prever a 'direção' de vários valores de ativos (para cima ou para baixo por um determinado período), enquanto nas opções digitais, você pode fixar o preço e prever o possível movimento (por um determinado período).

É seguro investir online?

Investir no mercado de ações online é seguro, as empresas que prestam este serviço estão legalmente registradas e regulamentadas internacionalmente. Embora não sejam regulamentados em muitos países, eles mantêm um ambiente operacional semelhante, o que garante um alto nível de confiança.

Quão seguro é investir online?

Não há dúvida de que qualquer categoria de investimento envolve risco, mas os operadores desenvolveram um ambiente que está em conformidade com vários protocolos de segurança de dados. Se você está se perguntando como investir dinheiro online com segurança? Agora você intende que precisa não só de um comerciante responsável, mas também de auto-educação para tomar decisões sensatas com seu dinheiro e reduzir os riscos.

Meu investimento online está protegido?

Os melhores comerciantes oferecem a seu cliente proteção (geralmente contra um saldo negativo). O aplicativo é projetado para protegê-lo se você perder dinheiro em negócios a um ritmo acelerado, para que não acabe com um saldo negativo. Além disso, seus dados estão protegidos (verifique o aviso de privacidade no serviço).

Como investir com segurança online?

Você pode investir com segurança online no mercado de ações se seguir uma estratégia equilibrada, mesmo se a preocupação de fazer a coisa certa tentar "dominá-lo", você precisa seguir um plano bem pensado e controlar seu nível de risco. Se você precisar de aconselhamento técnico, você pode obtê-lo através do call center.

SOBRE O AUTOR

Daniel Navas
Daniel é um analista de trader profissional. Ele pode explicar facilmente questões financeiras complexas.
Assine a nossa newsletter
Ao clicar no botão "Inscrever-se", você concorda com nossa Política de Privacidade

Os melhores brokers de Forex do Brasil 2021

MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$10
Sim
Não
Não
2014
WEBSITE

Avaliação IQ Option :

PARA PRINCIPIANTES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
LUCRO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$50
Até 98%
Não
2017
WEBSITE

Avaliação Pocket Option :

GRANDES CONDIÇÕES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
LUCRO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$5
Sim
Até 100%
Não
2000
WEBSITE

Avaliação Binary com :

PARA EXPERIENTES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$100
MT4, MT5
Sim
2001
WEBSITE

Avaliação Admiral Markets :

PARA PROFISSIONAIS
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$100
MT4, MT5
Não
2006
WEBSITE

Avaliação FxPro :

PARA PROFISSIONAIS

FAQ

Se você quer investir no mercado de ações online, você precisa escolher um serviço confiável que lhe permitirá adquirir conhecimento e experiência antes de arriscar seu dinheiro.