Plataforma de negociação ETF no Brasil

Observe que o conteúdo desta página se destina apenas a fins informativos e educacionais e não deve ser considerado um conselho ou recomendação de investimento.
18 de julho de 2021
introdução
O comércio on-line revolucionou o mercado de ações.

A negociação sempre foi domínio da elite, especialmente de investidores influentes. Como o mercado de investimentos é regido por instrumentos e regras financeiras complexas, geralmente é necessária muita experiência e conhecimento para entrar neste campo.

Entretanto, com o advento da Internet, o comércio on-line mudou tudo. O comércio on-line popularizou este mercado financeiro e tornou suas práticas acessíveis ao público. Mesmo sem educação especial, as atividades de investimento agora são acessíveis a todos! É claro que isto não significa que não haja necessidade de aprender as complexidades do mercado de ações, mas no ambiente atual, é muito mais fácil fazê-lo.

O comércio físico envolve várias etapas e, leva mais tempo. O processo de comércio on-line é mais curto e rápido. Por esta razão, o comércio on-line tornou-se mais popular e domina o mercado em muitos países do mundo, incluindo o Brasil.

A negociação é a negociação de títulos através de um portal de negociação on-line, que pode incluir uma variedade de instrumentos financeiros, tais como fundos mútuos, ações e commodities. Uma plataforma de negociação on-line permite aos negociadores e investidores comprar/vender estes instrumentos financeiros.

Hoje vamos analisar um instrumento financeiro tão interessante como os ETFs.

Portanto, o assunto de nossa breve revisão hoje é a plataforma de negociação da ETF.

Investindo em ETFs

Os Exchange Traded Funds (ETFs) são um instrumento do mercado de ações que combina as melhores características de fundos mútuos e ações.

O objetivo das ETFs é replicar a dinâmica de um índice escolhido como base. Por exemplo, se o índice de ações de uma determinada empresa subir 30% em um ano, o fundo negociado em bolsa que replica esse índice também deve subir 30% antes que as taxas sejam consideradas.

Os fundos negociados em bolsa são muito populares entre os investidores em uma época em que houve um declínio significativo no interesse pelos fundos de investimento tradicionais. Isto não é surpreendente, pois os fundos negociados em bolsa têm muitas vantagens sobre os fundos tradicionais. De acordo com estimativas oficiais, os fundos negociados em bolsa representam cerca de um terço do volume comercializado nos EUA.

Atualmente, a gama de ETFs não está limitada a estoques e índices. Fundos de negociação em títulos, commodities, metais, moedas, fundos domésticos e regionais, fundos imobiliários, fundos de mistura, fundos com um estilo de gerenciamento particular (por exemplo, fundos de proteção ou crescimento), fundos alavancados, fundos inversos, etc., são ativamente criados.

O objetivo dos fundos negociados em bolsa é replicar a dinâmica de um índice escolhido como base. Por exemplo, se o índice de ações de uma determinada empresa subir 30% em um ano, o fundo negociado em bolsa que replica esse índice também deve subir 30% antes que as taxas sejam consideradas.
Outra característica importante dos fundos negociados em bolsa é sua alta liquidez.
Os fundos negociados em bolsa são muito populares entre os investidores em uma época em que houve um declínio significativo no interesse pelos fundos de investimento tradicionais. Isto não é surpreendente, pois os fundos negociados em bolsa têm muitas vantagens sobre os fundos tradicionais. De acordo com estimativas oficiais, os fundos negociados em bolsa representam cerca de um terço do volume comercializado nos EUA.

Atualmente, a gama de ETFs não está limitada a estoques e índices. Fundos de títulos, fundos de commodities, fundos de metais, fundos de moedas, fundos domésticos e regionais, fundos imobiliários, fundos mistos, fundos com um estilo de gestão particular (por exemplo, fundos de proteção ou crescimento), fundos alavancados, fundos inversos, etc., estão sendo ativamente criados.

Como investir em ETFs no Brasil?

As ETFs são listadas na bolsa de valores como títulos ordinários.

Se você quiser investir em ETFs no Brasil, primeiro você deve encontrar um broker de ETF confiável.

Encontrar um broker não tem que ser difícil. Atualmente, o mercado de corretagem no Brasil está super saturado de ofertas. Antes de tudo, uma empresa de corretagem confiável deve ter uma licença de corretagem. Ordene as empresas de acordo com se são ou não licenciadas, mantendo apenas as empresas licenciadas. Em seguida, pesquise os negócios dos brokers que você escolher e escolha um que tenha boas avaliações, comissões razoáveis e uma plataforma comercial de fácil utilização.
Com ETFs, você pode investir em ações e títulos corporativos, bens imóveis, commodities, moedas e muito mais. Há cerca de 6.000 ETFs disponíveis hoje.
Broker recomendado para negociação:

Melhor plataforma de negociação ETF no Brasil

Visto que você tenha escolhido um broker confiável para comércio on-line, você precisa se inscrever na plataforma de comércio que este broker oferece para operar. Uma plataforma de negociação on-line é um 'software' através do qual você terá acesso a todas as transações no mercado de ações. Além disso, plataformas de qualidade fornecem acesso a informações atualizadas e oferecem ferramentas convenientes de negociação e análise. Escolhemos o que acreditamos ser a melhor plataforma comercial da ETF no Brasil. Esta plataforma apresenta fácil registro, a disponibilidade de uma conta demo, uma ampla gama de opções de financiamento e limites disponíveis. Vamos dar uma olhada mais de perto nestes benefícios.

Como se registrar?

O registro não leva muito tempo e não requer muitos dados pessoais — um novo usuário só perderá alguns minutos preenchendo algumas linhas do formulário de registro, tais como "nome, sobrenome" e "endereço de e-mail". Ao se registrar pela primeira vez, estes dados são suficientes. Você também pode usar informações pessoais de redes sociais. Confirme o registro da maneira usual clicando no link automático que o sistema lhe enviará. Sua conta está agora pronta para uso.

Mais tarde, quando você precisar sacar dinheiro de sua conta na plataforma, o sistema poderá lhe pedir detalhes adicionais, tais como cópias de seus documentos de identidade. Estas são medidas de segurança adicionais para proteger seus fundos. Basta seguir as instruções do sistema, é muito fácil.

Usando uma conta demo

Abrir uma conta demo. Isto é exatamente como uma conta real, exceto que a conta real já contém seus fundos reais, enquanto a conta demo é configurada com dinheiro falso para fins de teste. Com uma conta demo, você pode fazer negócios de teste na plataforma para ver como ela funciona: como comprar ou vender ativos, como ativar um determinado recurso, como um 'stop-loss' ou um multiplicador, etc. Você não arrisca nenhum dinheiro na plataforma. Você não arrisca nenhum dinheiro real. Você verá imediatamente a quantidade de fundos fictícios no saldo de sua conta demo. Você pode usar esta quantidade quantas vezes quiser. Também não há limite de tempo para usar sua conta demo.
Conheça a plataforma e todas as ferramentas disponíveis antes de se inscrever para uma conta real.
Un compte de démonstration vous permet d'essayer de négocier sans risque réel. Vous ne devez commencer à négocier avec des fonds réels qu'après avoir essayé le compte de démonstration.

Depósito em uma conta

Para começar a negociar na plataforma, você precisa ativar sua conta real, financiando-a com pelo menos os $10 fornecidos pelo sistema. É fácil de financiar sua conta. Para isso, clique no botão "Depositar" na plataforma e use um dos métodos de financiamento oferecidos pela plataforma. Você pode fazer um depósito usando um cartão bancário ou sistemas de pagamento on-line como WebMoney, AdvCash, Skrill, Perfect money ou Neteller.
Você pode então retirar dinheiro do sistema usando os mesmos métodos.

Ferramentas da plataforma para o sucesso do comércio ETF

As ordens de parada, chamadas 'stop loss' e 'take profit', podem ser anexadas à plataforma. As ordens de parada são um método versátil de gerenciamento de risco utilizado na negociação para limitar efetivamente perdas potenciais. Ele dá aos comerciantes a flexibilidade para negociar com confiança. Geralmente, os comerciantes usam ordens de parada para estabelecer um nível de preço específico onde o preço fechará automaticamente uma ordem existente. Um 'stop loss' fecha automaticamente a posição colocada quando o preço atinge o nível de preço estabelecido. Uma ordem 'Stop Loss' pode fechar um comércio, seja em todo o volume de uma vez ou em um comércio individual (lote). A ordem oposta, cujo objetivo principal é o de fechar os lucros do comércio, é o 'Take Profit'
A capacidade de colocar ordens de parada é uma das vantagens de uma plataforma de negociação de qualidade.

Indicadores

Os indicadores de análise técnica são outra vantagem da plataforma.

Os indicadores de análise técnica são algoritmos que fornecem informações sobre preços futuros, utilizando dados de cotações para um determinado período.

Cada indicador de análise técnica é baseado em uma fórmula. Esta fórmula é utilizada para realizar cálculos. Dependendo da indicadora ou de sua finalidade, a fórmula pode ser diferente. Por exemplo, uma fórmula calcula o preço médio para um determinado período, outra calcula o preço de fechamento ou abertura do mercado, e assim por diante.
A plataforma contém quase todos os indicadores conhecidos. Isto é muito conveniente e, desempenha um papel importante na escolha de uma plataforma.

Que ETFs a plataforma oferece?

Existem 23 opções de ETF para comercialização. Vamos dar uma olhada em alguns deles:
  • O S&P 500 ETF (ticker SPY)
    É um dos maiores e mais populares ETFs do mundo ao rastrear o índice S&P 500. Administrado pela State Street Global Advisors, ele oferece um retorno completo do índice sem taxas. O SPY se tornou um fundo extremamente popular entre os comerciantes porque alterna entre ativos arriscados e seguros. O SPDR S&P 500 ETF rastreia o desempenho dos 500 maiores e mais líquidos circuitos integrados azuis americanos listados nas bolsas americanas. Como resultado, o desempenho da ETF é influenciado pelas condições econômicas gerais nos Estados Unidos, tais como taxas de juros, inflação, atividade econômica, a força do dólar americano, geopolítica, produção industrial, atividade comercial e fundamentos específicos da empresa, tais como crescimento de receitas e ganhos, volatilidade da moeda, níveis salariais e sentimento do investidor.
  • Semicondutor ETF (ticker SMH) VANECK Vectors Semiconductor
    É uma ETF baseada nos EUA. O fundo acompanha o desempenho do índice MVIS US Listed Semiconductor 25. O fundo investe nas maiores e mais líquidas empresas americanas listadas em bolsa que operam no setor de semicondutores. A ETF adere à regra de não possuir mais de 20% de qualquer ação. O fundo investe principalmente em grandes empresas americanas de semicondutores, de modo que seu desempenho é influenciado por fatores que afetam as empresas do setor de semicondutores. Devido a sua alta concentração em ações dos EUA, o desempenho do fundo é afetado por eventos geopolíticos e guerras comerciais, o que pode afetar o desempenho do setor de semicondutores dos EUA em relação aos concorrentes soberanos. Eventos fundamentais, como desequilíbrios de oferta e demanda nos setores de eletrônicos de consumo, PC, 'smartphone', servidor e memória, bem como política comercial e desenvolvimentos tecnológicos, podem afetar o desempenho futuro do fundo.
  • Utilities SPDR (ticker XLU) - SPDR SELECT SECTOR FUND
    É um fundo negociado em bolsa nos EUA. O fundo procura fornecer o desempenho do investimento de acordo com o Índice de Escolha do Setor de Serviços Públicos. O índice rastreia serviços de comunicação, fornecedores de eletricidade e distribuidores de gás natural. O fundo investe principalmente em grandes empresas de serviços públicos dos EUA. Como resultado, seu desempenho é influenciado por fatores que afetam as empresas deste setor, tais como regulamentações, preços de energia e preocupações ambientais. Estas empresas tendem a pagar dividendos relativamente altos devido à estabilidade de suas operações sendo consideradas contra-cíclicas, tornando este fundo uma escolha ideal em uma forte retração do mercado.
  • O SPDR de energia (ticker symbol XLE)
    É um fundo negociado em bolsa nos EUA. A ETF acompanha o desempenho do Índice Setorial de Seleção Energética. A ETF é composta por empresas americanas de energia de grande porte. Especificamente, investe em empresas que desenvolvem e produzem petróleo bruto e gás natural, prestam serviços de perfuração e outros serviços relacionados à energia. O reequilíbrio regular das participações depende da capitalização do mercado. O fundo está ligado aos gigantes do setor energético dos EUA, de modo que seu desempenho é fortemente influenciado pelas condições macro e micro que afetam essas empresas. O fator mais importante é o preço do petróleo e do gás natural, determinado pela oferta e pela demanda. A oferta e a demanda por esses portadores de energia são influenciadas por fatores geopolíticos, reservas existentes e novas, desenvolvimento econômico, regulamentação, política comercial e avanços tecnológicos.

Outras características importantes da plataforma

Além dos benefícios acima, a plataforma também oferece muitas opções de personalização para sua conveniência. Se as coisas não correrem bem, o suporte está sempre disponível e os operadores oferecem ajuda em 17 idiomas, por isso você tem a certeza de obter o conselho que precisa em um idioma que compreenda. Há também uma sala de bate-papo onde você pode conversar com outros comerciantes.

Na plataforma, você encontrará uma seção inteira dedicada à educação, com muitas aulas em vídeo. Os tutoriais são escritos em linguagem simples e direta, com exemplos no quadro, de modo que mesmo para um iniciante a lição será compreensível e útil.

A seção de notícias ajuda você a manter-se atualizado, e o feed de notícias pode ser personalizado para você poder acompanhar as atualizações diretamente no seu espaço de trabalho.

Com configurações flexíveis, você pode facilmente escolher seu formato de gráfico preferido, número de janelas, opções de notificação, etc.
Como você pode ver, esta plataforma é realmente muito funcional e fácil de usar. Em nossa opinião, esta é a melhor plataforma para negociação de ETFs no Brasil.

Abra uma conta demo hoje e veja por si mesmo!

SOBRE O AUTOR

Alice Maria Da Cunha
Day trader online, pesquisador e analista. Alice pode explicar facilmente questões financeiras complexas.
Assine a nossa newsletter
Ao clicar no botão "Inscrever-se", você concorda com nossa Política de Privacidade

Os melhores brokers de Forex do Brasil 2021

MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$10
Sim
Não
Não
2014
WEBSITE

Avaliação IQ Option :

PARA PRINCIPIANTES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
LUCRO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$50
Até 98%
Não
2017
WEBSITE

Avaliação Pocket Option :

GRANDES CONDIÇÕES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
LUCRO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$5
Sim
Até 100%
Não
2000
WEBSITE

Avaliação Binary com :

PARA EXPERIENTES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$100
MT4, MT5
Sim
2001
WEBSITE

Avaliação Admiral Markets :

PARA PROFISSIONAIS
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$100
MT4, MT5
Não
2006
WEBSITE

Avaliação FxPro :

PARA PROFISSIONAIS