Estratégias básicas para negociação de criptomoedas

Observe que o conteúdo desta página se destina apenas a fins informativos e educacionais e não deve ser considerado um conselho ou recomendação de investimento.
14 de julho de 2021
introdução
Conhecimento da estratégia de negociação de criptomoedas, o que é fundamental nesta atividade, principalmente para os milhares de portugueses que procuram diariamente o financiamento digital. Brasil é o segundo país da região em número de usuários que mais negocia no mercado de criptomoedas. Muitos especialistas acreditam que um novo sistema financeiro 100% digital surgiu. Os usuários não só o usam como uma reserva de valor, mas também comercializam e investem com as alternativas disponíveis. Uma estratégia de negócios é necessária para obter e manter os lucros em tal ambiente dinâmico, é por isso que oferecemos uma introdução a esta atividade fascinante.

O que é negociação de criptomoedas?

É uma forma de investimento online que permite lucro (receita) com mudanças no valor (preço), ou seja, os traders estudam os movimentos dos preços (para cima ou para baixo) das criptomoedas e registram uma ideia de qual será a mudança. Se essa previsão (compra ou venda) se revelar correta em um determinado período, ocorre um lucro, proporcional aos recursos investidos (volume de transações). O comércio digital é um setor onde as oscilações são constantes (a frequência das variações dos preços temporalmente), este cenário oferece oportunidades e novas opções de lucro (curto prazo), apesar do elevado risco presente nesta atividade. Por outro lado, a experiência é um fator determinante para o sucesso.
A negociação requer conhecimento profundo relacionado a: tecnologia, como esses ativos digitais funcionam, análise de transações (o estudo de coisas que podem interferir nas mudanças de preço no gráfico), bem como conhecimento da plataforma de negociação na qual a atividade é realizada. Na verdade, essa experiência permitirá que você administre melhor seu dinheiro e proteja seus fundos.

Criptomoedas notáveis

Ao contrário da quantidade de ativos que podem ser negociados, existe uma lista dos que são mais seletivos nas suas características e nível de negociação (para compra e venda ou como instrumento de investimento).

Novamente, é importante ser treinado neste categoria de atividade para obter resultados satisfatórios. Como parte do seu treinamento, conheça 10 criptomoedas notáveis:
  • Ether
    Sem dúvida o mais negociado depois do 'bitcoin', é administrado pelo sistema descentralizado Ethereum. Alguns indicadores a mostram como a criptomoeda mais correlacionada (tinha a melhor relação média no final de 2019). Sua classificação é atualmente suportada por Finanças Descentralizadas (DeFi), bem como ETH 2.0 (tem melhorias significativas).
  • Litecoin
    Esta moeda tem um 'design' adequado para trocas pessoa-a-pessoa (P2P). Possui desenvolvimentos tecnológicos feitos em 'software' livre (baseado no 'blockchain') e facilita um grande número de transações, embora sua referência seja o BitCoin, oferece algumas funcionalidades no seu funcionamento.
  • Ripple
    Também conhecido pela sigla XRP, foi lançado há mais de 8 anos e reconhecido como uma das criptomoedas mais negociadas. É comumente usado por bancos e empresas por bolsas de valores mais baixos (com excelentes retornos na velocidade de transação em comparação com os concorrentes).
  • Bitcoin
    A moeda digital que regista o maior volume de trocas no mundo e que é utilizada para diversos fins financeiros (embora não seja reconhecida como curso legal): serve como meio de pagamento, troca e até representa um "refúgio" para milhões de pessoas (em comparação com instrumentos como o ouro).
  • Bitcoin Cash
    É um desenvolvimento tecnológico derivado do 'bitcoin', que trabalha com certas características em uma rede descentralizada ('blockchain'), tais como: o tamanho dos blocos. Também tem se mostrado muito útil como meio de pagamento, bem como no comércio pessoa-a-pessoa (câmbio) e investimentos através de opções online.
  • Stellar
    Foi desenvolvido em um "ambiente descentralizado", como seus concorrentes, também oferece sua própria criptomoeda chamada Lumens (ou por sua sigla XML). Ele usa a tecnologia 'blockchain' para garantir a confiabilidade e acelerar as transações entre empresas, instituições financeiras e indivíduos.
  • Cardano
    Foi desenvolvido de acordo com o conceito científico e desenvolvimento tecnológico da 3ª geração. Ele usa sua própria criptomoeda (chamada ADA) e o famoso algoritmo "Ouros boros". Embora a criptomoeda tenha sido lançada recentemente, ela foi classificada entre as 10 melhores do setor.
  • IOTA
    Foi criado com um conceito especial, usando livros-razão distribuídos (também conhecidos como Tangle). Ele permite "microtransações" entre dispositivos IoT (eles trocam dados por meio da nuvem, a Internet das Coisas ). Assim, transações mais baratas, mais rápidas e sem mineração podem ser feitas com IOTA.
  • NEO
    É a plataforma asiática mais desenvolvida em termos de tecnologia de 'blockchain', pode ser operada com sua própria moeda digital, e também permite integração. NEO superou problemas de escalabilidade e segurança para facilitar as transações.
  • Monero
    Desde seu lançamento (2014) conhecido como XMR, também utiliza 'software' livre em sua plataforma e reconhecido por garantir um alto nível de segurança (o 'marketing' é protegido por criptografia).
Broker recomendado para negociação:

Categorias de análise para negociação de criptomoeda

Novos usuários devem adquirir conhecimento básico e experiência antes de investir dinheiro real. Portanto, é importante estar ciente dos diferentes elementos que podem estar envolvidos em uma cotação. O estudo desses elementos permite que você organize sua estratégia de negociação, portanto, você conseguirá fazer previsões sobre mudanças de tendência, aumentando assim suas oportunidades de sucesso.
  • Análise técnica
    Baseia-se no estudo de informações relativas a transações anteriores que servem de guia para prever desenvolvimentos futuros. Como esses dados são apresentados na forma de gráficos, são utilizadas ferramentas denominadas "indicadores técnicos". Esses indicadores permitem (por cálculos matemáticos) o estudo das variações. De fato, alguns estudos medem o volume de transações e a direção que elas tomam em termos de preço, quando comparados a dados recentes (preço de execução) podem fornecer um sinal importante.
  • Análise Fundamental
    Este é um estudo abrangente (histórico e atual) da criptomoeda a ser negociada. Em outras palavras, o trader analisa vários aspectos quantitativos e qualitativos para determinar quaisquer flutuações em seu valor.

A lista principal de indicadores técnicos

  • Média móvel (MA)
    Fornece informações sobre o valor médio em um determinado período. O resultado varia com o preço, por isso é muito útil para determinar uma possível tendência.
  • Média móvel exponencial (EMA)
    Embora esse cálculo seja mais complicado, ele fornece as informações necessárias. A MME atribui um "peso" maior a cada novo preço e diminui exponencialmente à medida que voltamos no tempo.
  • Oscilador estocástico
    Facilita a previsão da direção das flutuações (de baixa ou alta) e também permite reconhecer vários parâmetros importantes (sobre-comprado, sobre-vendido e divergente). Além disso, o usuário pode comparar o valor de fechamento com as oscilações de preço de um determinado período.
  • Moving Average Convergence Divergence (MACD)
    Este é um indicador muito prático e confiável (altamente considerado pela comunidade comercial) que permite que você "siga as mudanças" entre duas médias móveis do preço do ativo. Também pode ser usado com vários instrumentos, como CFDs e ações.
  • Índice de Força Relativa (RSI)
    Este é um indicador amplamente usado para medir a rapidez com que um valor sobe ou desce (também chamado de "força de preço") monitorando-o durante um período. É amplamente utilizado porque permite fazer previsões precisas sobre essas mudanças.
  • Linhas de Fibonacci
    Ideais para estudar mudanças, ajudam a determinar um ponto de retorno no caso de uma mudança repentina de valor (para cima ou para baixo). Os comerciantes usam este indicador para reversões antecipadas (em termos de baixo risco).
  • Nuvem Ichimoku
    Este é um indicador complexo, mas muito útil para complementar as informações fornecidas pelos castiçais japoneses (consiste em 5 linhas do gráfico). Também facilita o estudo do "momentum" e possíveis tendências nos movimentos de valor.
  • Desvio padrão
    Também usado para prever o valor de um ativo e suas possíveis variações. O desvio padrão calcula o desvio do valor cotado da média móvel.
  • Índice Direcional Médio
    Este indicador técnico (ADX) facilita o estudo das variações no valor de um ativo. Ele também pode medir os níveis (ou frequência) dessas mudanças, e é por isso que é popular entre as operadoras.
  • Bandas de Bollinger
    Incluídas na lista dos indicadores mais usados, as Bandas de Bollinger permitem que você determine a faixa de preço normal de um ativo. Também facilita estudar a flutuação temporal: quanto mais a banda se alarga, mais a volatilidade aumenta.
Broker recomendado para negociação:

Estratégias básicas de negociação para criptomoedas

Uma estratégia de negociação de criptomoedas oferece uma opção segura para seu capital, bem como uma oportunidade de obter lucro. Abaixo estão as estratégias de negociação ativas mais comuns:
  • Day trading (negociação intradiária)
    É uma das estratégias ativas utilizadas nesta atividade, consiste em tentar aproveitar as oscilações entrando e saindo de posições no mesmo dia. Além disso, evita cobranças adicionais para negociações noturnas (você precisa saber o horário de negociação).
  • Posições de negociação
    Trata-se de um plano estratégico, considerado de longo prazo (mais de um dia), que utiliza o estudo dos detalhes e diferentes características do ativo. Embora os movimentos intradiários não sejam contados, eles representam menos risco com menos posições abertas. Você também pode utilizar as seguintes ordens: limite de venda e limite de compra, que te ajudarão na execução de acordo com o valor definido (conforme pesquisa feita).
  • Swing Trading
    É utilizado por períodos de até 1 mês, mas oferece a possibilidade de lucrar com os movimentos do ativo digital à medida que a inclinação evolui (para cima ou para baixo). Muitas vezes, alguns sinais adicionais são tomados para melhorar o estudo. Embora um 'stop loss' seja usado, você também pode usar ordens como: 'sell stop' e 'buy stop', que só serão executados quando o ativo atingir um determinado preço.
  • Scalping
    É conhecido como um plano, executado em segundos (negociação de curto prazo), para que o trader mantenha uma atividade constante (entrada e saída durante o expediente) e obtenha lucro por uma pequena quantidade de prata. Este plano é considerado muito lucrativo quando se trata de ativos cujo valor varia muito (por exemplo, criptomoedas). Você pode usar diferentes categorias de ordens disponíveis, como ordens de venda e ordens de compra, dependendo da situação do mercado, para tornar este plano mais eficaz.
Também existe uma estratégia de investimento passiva (negociação de longo prazo) que não requer um alto nível de atividade:
  • Comprar e segurar
    Visa comprar um ativo, mas é mantido por um período prolongado (independentemente das flutuações). É um plano de negociação baseado na análise fundamentalista.

Crie uma estratégia de negociação para criptomoedas

Um plano de negócios eficaz deve contemplar os aspectos técnicos que possibilitem ter mais sucesso durante o dia de negociação, bem como a utilização de opções que garantam a preservação do capital. O setor é caracterizado por um alto nível de inconsistência, nesse sentido o desenvolvimento do plano deve ser equilibrado (empoderamento e manutenção de grande parte dos recursos em segurança).

SOBRE O AUTOR

Alice Maria Da Cunha
Day trader online, pesquisador e analista. Alice pode explicar facilmente questões financeiras complexas.
Assine a nossa newsletter
Ao clicar no botão "Inscrever-se", você concorda com nossa Política de Privacidade

Os melhores brokers de Forex do Brasil 2021

MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$10
Sim
Não
Não
2014
WEBSITE

Avaliação IQ Option :

PARA PRINCIPIANTES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
LUCRO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$50
Até 98%
Não
2017
WEBSITE

Avaliação Pocket Option :

GRANDES CONDIÇÕES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
LUCRO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$5
Sim
Até 100%
Não
2000
WEBSITE

Avaliação Binary com :

PARA EXPERIENTES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$100
MT4, MT5
Sim
2001
WEBSITE

Avaliação Admiral Markets :

PARA PROFISSIONAIS
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$100
MT4, MT5
Não
2006
WEBSITE

Avaliação FxPro :

PARA PROFISSIONAIS

FAQ

Cada pessoa tem objetivos diferentes, por isso é aconselhável customizar e adaptar um plano de acordo com seus critérios. Isso requer documentar as categorias de pesquisa para criar um plano estratégico (traders experientes podem usar qualquer combinação das métricas disponíveis).

Após assimilar as informações, você pode colocá-las em prática em uma conta demo (é totalmente gratuito), o que lhe permitirá ganhar experiência por transações fictícias (por conquistas e fracassos). Embora não exista um "plano perfeito" que permita um lucro de 100%, você pode ganhar experiência suficiente para melhorar seu desempenho comercial.