Comece a negociar com criptomoedas

Observe que o conteúdo desta página se destina apenas a fins informativos e educacionais e não deve ser considerado um conselho ou recomendação de investimento.
17 de julho de 2021
introdução
Em um ponto ou outro, você provavelmente já ouviu falarei de criptomoedas e se perguntou o que são, como começar a negociar com criptomoedas, como comprá-las ou mesmo como ganhar dinheiro com elas. Essas novas tecnologias .


Para começar a negociar criptomoedas corretamente, você precisa entender que criptomoedas são moedas digitais que usam técnicas de criptografia para oferecer transações mais seguras e, ao mesmo tempo, são moedas descentralizadas, o que a torna independentes de qualquer governo ou banco central, portanto, seu valor depende da oferta e demanda que essas moedas digitais têm. A primeira criptomoeda de que falamos é o 'bitcoin', criado por Satoshi Nakamoto, que introduziu o 'blockchain', o 'software' no qual o 'bitcoin' se baseia.


Em primeiro lugar, é importante lembrar que negociar criptomoedas envolve um alto nível de risco, portanto, não é aconselhável investir dinheiro que você não possa perder.

O que é negociação de criptomoeda? Como começar a negociar?

Tendo mencionado o risco, uma das maneiras de obter lucro com criptomoedas é negociar criptomoedas, e por negociação queremos dizer comprar e vender essas moedas para lucrar com a diferença entre elas. Os preços pelos quais as compramos e os preços pelos quais nós os vendemos. Isso pode ser feito da mesma forma que comprar qualquer mercadoria, ou seja, comprar criptomoedas por um preço barato no mercado à vista (comprá-las e nós as obtemos imediatamente), nós as mantemos por um tempo e quando o preço aumenta o suficiente para ter um lucro, vendemos as criptomoedas, também no mercado 'spot', e temos a diferença entre os dois preços como lucro.

O que eu preciso para negociar criptomoedas?

A negociação não é feita fisicamente, tudo é feito digitalmente, e isso pode ser feito em uma bolsa de criptomoedas, ou seja, uma bolsa digital focada na negociação de criptomoedas. E se quisermos negociar criptomoedas dessa forma, precisamos abrir uma conta em uma bolsa e registrar uma conta na carteira de criptomoedas onde armazenaremos as criptomoedas compradas. Vale ressaltar que uma bolsa é um site ou aplicativo que oferece várias das criptomoedas mais populares do mercado e é basicamente um lugar onde um preço é definido para cada uma das criptomoedas. O preço dependerá do número de criptomoedas disponíveis (cada criptomoeda tem uma quantidade disponível, às vezes limitada a um determinado número) e da oferta e demanda de cada criptomoeda. Isso significa que quanto menos criptomoedas disponíveis para venda e quanto maior a demanda, maior será o preço que você terá que pagar para adquiri-las. Se, ao contrário, a demanda for baixa e você tiver muito, o preço será menor.

Algumas das desvantagens de comprar e vender negociações que já cobrimos são que você precisa ter uma conta aberta em pelo menos uma bolsa, precisa de uma carteira de criptomoeda e sempre que uma negociação é feita, você precisa ter uma carteira de criptomoedas. A comissão de uma porcentagem desse valor é paga à bolsa e à própria 'blockchain', tornando caro a conclusão dessas transações. Isso, no que lhe concerne, exigiu a criação de métodos alternativos de negociação de criptomoedas.

Um desses métodos alternativos para começar a negociar criptomoedas e obter lucro é usar algo chamado CFDs (Contrato por diferença), ou seja, se beneficiar dos movimentos reais de preços sem ter que possuir criptomoedas, o que torna sua operação "mais fácil" e os custos de transação" mais baratos".

Para poder negociar criptomoedas por CFDs, você deve primeiro ter uma conta de negociação com um broker, portanto, ao escolher um broker, você deve prestar atenção a vários pontos-chave, tais como:

Se você tem suporte no seu idioma, é porque em algum momento você terá dúvidas e que melhor maneira do que entrar em contato com o suporte, que responderá todas as nossas dúvidas com clareza e no seu idioma.

Eles oferecem uma plataforma de negociação acessível por computador pessoal e um aplicativo para celular para você poder negociar em qualquer lugar e a qualquer hora. E, claro, o aplicativo deve estar disponível em seu idioma.
Ofereça uma conta de demonstração. Uma conta demo nos ajudará a aprender como a plataforma funciona e nos permitirá ganhar experiência negociando com dinheiro virtual, sem ter que arriscar com dinheiro real para aprender como negociar.
Quais são os valores mínimo e máximo para depósitos e retiradas? A princípio, não parece tão importante, mas depois de adquirir a experiência, você precisa ser claro sobre esses valores, porque se seu objetivo é gerar renda adicional, você precisa depositar dinheiro de verdade para isso. Na verdade, quando estiver pronto para começar com uma conta real, você pode fazer um depósito mínimo para ver se está pronto. Um depósito mínimo é recomendado para que você não arrisque muito capital ao começar.

Quais métodos estão disponíveis para depósitos e retiradas. Um ponto muito importante, porque a plataforma deve oferecer métodos convenientes de depósito e retirada em inglês.

Tudo isso é um exemplo de plataforma ideal onde você pode negociar criptomoedas por meio de CFDs. Ele oferece uma ampla variedade de criptomoedas, possui uma plataforma multilíngue e o suporte ao cliente está disponível 24 horas, 7 dias por semana.
Broker recomendado para negociação:

As principais criptomoedas a serem consideradas durante as negociações

O mercado de criptomoedas é atualmente muito grande, com mais de 3.000 criptomoedas diferentes, embora a maioria delas tenha um preço muito baixo, levando os comerciantes a se concentrarem na criptomoeda com o maior volume de negociação ou maior capitalização de mercado (capitalização é o número de moedas negociadas multiplicado pôr o valor unitário dessa criptomoeda), conforme mostrado na figura abaixo.
'Bitcoin' é o mais importante com uma capitalização quase 6 vezes maior que o Ethereum, o segundo da lista e o Tether na terceira posição.
Outras criptomoedas bem conhecidas, como Litecoin, XRP (Ripple), Bitcoin Cash - um fork do próprio Bitcoin ou Cardano, também estão na lista, embora outras criptomoedas com capitalizações de mercado menores, como Stellar, IOTA, NEO ou Monero, também são razoavelmente bem administrados e se classificam entre as 35 maiores capitalizações. A lista mostra a capitalização de mercado no momento da redação.

Como você analisa criptomoedas para encontrar pontos de entrada no mercado?

Após escolher o broker com o qual vai negociar, você precisa pensar sobre sua estratégia de negociação, porque você precisa evitar negociar o tempo todo. Você deve sempre analisar a criptomoeda que deseja negociar, pois, isso permitirá que você evite o que é chamado de "negociação cega" e, em simultâneo, ao analisar as criptomoedas, você será capaz de controlá-las. As emoções que a negociação traz consigo.

Há dois conceitos importantes a considerar ao desenvolver uma estratégia comercial:
1
A análise fundamentalista:

É a análise de notícias, eventos que ocorrem e podem afetar a criptomoeda que nos interessa. Lembre-se, quanto mais cedo formos informados sobre as novas tendências em criptomoeda (se formos os primeiros a adotar), mais podemos lucrar com os movimentos de preços. Para tornar a análise das notícias o mais precisa possível, precisamos ler constantemente o que está acontecendo no mundo criptográfico, essa informação está disponível online e é gratuita, por isso devemos aproveitá-la.
2
Análise técnica:

É a análise de um gráfico de preços para encontrar padrões recorrentes que podem nos dar sinais de negociação (possíveis avisos para entrar no mercado com uma operação de compra ou venda), e assim tentar prever possíveis movimentos de preços. Quando falamos de análise técnica, estamos falando de análise de tendências, o uso de certos indicadores técnicos (indicadores são ferramentas que nos permitem analisar dados históricos usando fórmulas matemáticas), certas linhas de tendência, suportes ou resistências, etc. A seguir, vamos falar sobre o uso de certos conceitos e indicadores de análise técnica e como eles podem ser usados ao lidar com criptomoedas.
3
Tendência de mercado:

Uma tendência pode ser definida como a direção em que o mercado está se movendo ao longo de um período. Uma tendência de alta, ou bull mercado, é um aumento no valor de um ativo nos últimos minutos, horas, dias, etc.; inversamente, uma tendência de baixa, ou urso mercado, é uma depreciação de um ativo.
4
Linhas de apoio e resistência:

São linhas desenhadas em uma tabela de preços, que o preço tocou várias vezes (para cima ou para baixo) sem poder atravessá-las. O suporte é quando o preço tenta descer, mas não pode ir acima do preço mínimo que atingiu anteriormente e ressalta; a resistência é a mesma, mas neste caso o preço tenta subir e não pode ir acima do preço máximo do qual ressalta. O salto Fibonacci são uma excelente ferramenta para identificar áreas de apoio e resistência, dividindo a altura do movimento pelos níveis derivados dos coeficientes Fibonacci.
A análise técnica também inclui o uso de indicadores, um dos mais comumente usados a média móvel (MA). Uma média móvel é uma média continuamente calculada do preço durante um período sendo usada para determinar se a tendência é para cima ou para baixo. Um gráfico de preços está subindo quando está acima da linha que representa a média móvel, e caindo quando está abaixo da linha que representa a média móvel. A média móvel exponencial (EMA) é uma derivada da MA e é frequentemente utilizada em combinação com outros indicadores, como as Bandas Bollinger, para criar estratégias comerciais mais complexas portanto, "mais precisas", embora a precisão não tenha nada a ver com o número de indicadores utilizados. Outras combinações de indicadores, como o oscilador estocástico ou o Índice de Força Relativa (RSI) com Bandas de Bollinger também podem ser usadas para encontrar momentos de volatilidade e mercados sobre-comprados ou sobre-vendidos. Finalmente, há muitos indicadores que nos darão sinais comerciais baseados no que eles calculam, tais como o MACD (Moving Average Convergence Divergence) e o ADX (Average Directional Index).
Broker recomendado para negociação:

Plano de negociação. Como começar a negociar criptomoedas

Outra coisa a se considerar ao negociar criptomoedas é um plano de negociação. Um plano de negociação nos ajudará a gerenciar melhor nossa conta de negociação, servindo como um guia e, em simultâneo, nos ajudará a gerenciar melhor nossas finanças e reduzir os riscos financeiros potenciais tanto quanto possível. Para criar um plano de negociação, primeiro precisamos considerar se queremos operar no curto prazo para lucrar com pequenos movimentos do mercado ou no longo prazo para lucrar com grandes movimentos. Seja qual for o período de tempo no, qual estamos interessados, devemos lembrar que, quando negociamos criptomoedas por meio de CFDs, certas ferramentas precisam ser fornecidas pela plataforma de negociação que escolhemos para gerenciar melhor nosso risco. Uma dessas ferramentas é o 'stop loss', uma ferramenta que nos permitirá parar nossas perdas potenciais (caso o mercado vá contra nós) em um nível que escolhemos, ou o 'take profit', um bloqueio de lucro em um nível que programamos e que terá efeito assim que o preço atingir esse nível.

Algumas plataformas também nos permitem agendar negociações com base em análises e se o preço do ativo tocar o preço que queremos entrar no mercado, então as negociações são abertas automaticamente; há 4 categorias de negociações que podemos agendar, conhecidas como ordens pendentes, que são 2 categorias de ordens de venda e 2 categorias de ordens de compra. Lembre-se que quando programamos uma ordem pendente, não há tempo para negociar, a operação só será aberta quando o preço do ativo tocar o preço ao qual queremos entrar no mercado, é claro, desde que esteja disponível, caso contrário, pode haver uma ligeira queda no preço.

As ordens de venda são:
  • Limite de venda
    Quando você tem uma venda programada acima do preço de mercado atual.
  • Parada de Venda
    Quando você tem uma venda programada abaixo do preço de mercado atual.
  • Ordens de compra limitadas
    Quando você tem uma venda programada acima do preço de mercado atual.
  • Compra limitada
    Quando você tem uma compra programada abaixo do preço de mercado atual.
  • Buy stop
    Quando você tem uma transação de compra acima do preço de mercado atual.

Estratégias gerais de negócios

O último ponto a considerar são as estratégias comerciais gerais, mas estas estratégias se concentram mais em como as negociações serão executadas ou por quanto tempo uma negociação estará ativa em vez de analisar o preço de um ativo. Aqui estão alguns desses "métodos" comerciais:
  • O comércio diário
    Como o nome sugere, é um comércio que se abre e fecha no mesmo dia. A principal vantagem é que você não tem que pagar uma comissão para manter as negociações abertas durante a noite.
  • Swing trading
    É o oposto de day trading, onde as negociações são abertas por um período mais longo, até várias semanas. A vantagem desta categoria de negociação é que o comerciante se beneficia de movimentos a longo prazo.
  • A escalada
    É uma forma de negociação em um período muito curto, o objetivo abrir muitas negociações e cada vez que uma negociação consegue fazer até mesmo um pequeno lucro, ela é fechada para que quando você soma todos os pequenos lucros de todas as negociações feitas, você faça um bom lucro; a desvantagem desta categoria de estratégia de negociação é que você tem que estar na frente do seu computador toda vez que você vai negociar.
  • Comprar e manter
    É a maneira que descrevemos no início, quando falamos sobre as trocas de criptomoedas, porque você compra na baixa para vender na alta para aproveitar a diferença de preço.
Espero que este breve artigo tenha sido útil para você entender melhor a negociação de criptomoedas e como começar a usá-la. Portanto, se você achou útil, comece a negociar criptomoedas em uma conta de prática e, à medida que ganha experiência, pode ocasionalmente investir em uma conta real com um depósito mínimo.

SOBRE O AUTOR

Daniel Navas
Daniel é um analista de trader profissional. Ele pode explicar facilmente questões financeiras complexas.
Assine a nossa newsletter
Ao clicar no botão "Inscrever-se", você concorda com nossa Política de Privacidade

Os melhores brokers de Forex do Brasil 2021

MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$10
Sim
Não
Não
2014
WEBSITE

Avaliação IQ Option :

PARA PRINCIPIANTES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
LUCRO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$50
Até 98%
Não
2017
WEBSITE

Avaliação Pocket Option :

GRANDES CONDIÇÕES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
LUCRO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$5
Sim
Até 100%
Não
2000
WEBSITE

Avaliação Binary com :

PARA EXPERIENTES
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$100
MT4, MT5
Sim
2001
WEBSITE

Avaliação Admiral Markets :

PARA PROFISSIONAIS
MIN. DEPÓSITO
DEMO GRÁTIS
MT INTEGRAÇÃO
BÔNUSES
FUNDAÇÃO
$100
MT4, MT5
Não
2006
WEBSITE

Avaliação FxPro :

PARA PROFISSIONAIS

PERGUNTAS E RESPOSTAS

A negociação de criptomoedas é um negócio arriscado, o que significa que você pode ter lucros e perdas, portanto, não é aconselhável investir dinheiro que não possa perder.